
terça-feira, 25 de dezembro de 2007
quarta-feira, 12 de dezembro de 2007
Educação Patrimonial: Conhecer para valorizar!
Quando uma comunidade assiste, com indiferença, à destruição de um imóvel de interesse cultural, ainda que se trate de modesto exemplar, denota-se falta de reconhecimento público do valor do bem em causa ou ausência de consciência crítica, e ambas desabonam a democracia instituída.
Quando, premeditadamente, alguém destrói ou conspurca o que, com investimento privado ou público, tem sido conservado em nome da salvaguarda da memória colectiva, alguma coisa falhou ao nível da educação.
Quando, perante a apatia da maioria dos cidadãos, os poderes públicos autorizam demolições, alterações substanciais da traça ou se demitem das suas competências na área do Património Cultural, em nome de ilusórias noções de progresso e de promessas enganadoras, a sociedade divorciou-se de determinados valores.
Quando, irremediavelmente, se perde a memória de tradições e rituais, músicas e danças, usos e saberes, técnicas e costumes sem registo para vindouros, ficou mais pobre uma comunidade.
A Educação Patrimonial que, com alguma perseverança, se tem vindo a afirmar desde finais dos anos oitenta do século passado, e que mereceu inclusão no plano curricular de alguns cursos médios e superiores, como, por exemplo, a licenciatura em Ciências da Educação da Universidade da Madeira, procura, num processo interdisciplinar, promover sentimentos de identidade e atitudes de cidadania através do conhecimento do Património Cultural.
Estudo, preservação e animação são componentes fundamentais da Educação Patrimonial, que também não busca, somente, o enriquecimento individual, mas, antes, o despertar de uma comunidade para a sua cultura, memória e traços de identidade, através do desenvolvimento da consciência para a preservação da herança colectiva.
A inevitável globalização vai propagando a homogeneização dos valores culturais, assim como o aniquilamento das culturas tradicionais. Cerrar, lunaticamente, fileiras contra a globalização é uma causa perdida. Contudo, assumir a singularidade cultural e promovê-la, com os poderosos meios que actualmente dispomos, mostra-se de importância vital. Só assim será preservada a diversidade cultural que constitui timbre da nossa civilização.
A Educação Patrimonial, neste contexto, deve também ajudar a promover o uso sustentável dos recursos do Património, tendo em vista o desenvolvimento económico e social das comunidades locais.
Assim, a Educação Patrimonial não se poderá limitar à Escola, enquanto lugar privilegiado da aprendizagem. Há, igualmente, que promover projectos educacionais desta índole com as comunidades. Só, deste modo, as populações se apropriarão e fruirão, de forma consciente, do seu património, principalmente do móvel e imóvel.
A Educação Patrimonial fomentará também a preservação e o registo do património imaterial, a sua compreensão e divulgação em contextos dignos do seu real valor e dimensão, não se compadecendo com recriações infelizes para consumo de turistas propensos ao deslumbramento diante do exotismo camponês, exibido, desajeitadamente, no espaço urbano.
Projecto educacional desenvolvido a partir do Património Cultural, a Educação Patrimonial promove a identidade e visa a revitalização da herança cultural, através do conhecimento, da preservação, da animação e da consciência crítica e responsável que nos torna cidadãos mais activos e também mais próximos das nossas raízes, numa interacção proveitosa com o meio onde nascemos ou vivemos.
Diário de Notícias, Funchal, 7 de Outubro de 2007
quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

III Colóquio DCE-UMa 6 e 7 de Dezembro de 2007
Madeira Tecnopolo
Campus Universitário da Penteada
Programa:
6 de Dezembro (Quinta-feira)
14:00 - 15:00 - Distribuição de documentação e Registo
15:00 - 16:00 - Sessão de abertura
16:00 - 17:00 - 1ª Conferência: David Justino (Universidade Nova de Lisboa)
17:00 - 17:30 - Café
17:30 - 18:30 - 2ª Conferência: Alice Maria Mendonça (Universidade da Madeira)
7 de Dezembro (Sexta-feira)
09:00 - Registo
09:30 - 10:45 - Comunicações na Oficinas A e B
10:45 - 11:15 - Café
11:15 - 12:30 - Comunicações nas Oficinas A e B
14:00 - Registo
14:30 - 15:30 - 3ª Conferência: António Teodoro (Universidade Lusófona)
15:30 - 16:30 - Relato das Oficinas
16:30 - 17:00 - Café
17:00 - 18:00 - 4º Conferência: António V. Bento (Universidade da Madeira)
18:00 - 18:30 - Sessão de encerramento
20:30 - Jantar oficial do Colóquio (Restaurante A Parreira)
Para mais informações contactar a Comissão Organizadora do III Colóquio do DCE.
quinta-feira, 15 de novembro de 2007
sábado, 20 de outubro de 2007
Informação
Caros Colegas,
No actual ano lectivo muitos estudantes estão confrontados com a situação depossuírem 11 ou 12 cadeiras para finalizarem o respectivo curso, tendo um limite de inscrição de 10 cadeiras. Após apresentarem os respectivos requerimentos para inscrição em 11 ou 12 cadeiras, estes têm sido indeferidos.
Pedimos que os estudantes, que se encontrem nesta situação, se dirijam até a Associação Académica para reunirmos todos os casos, podendo quantificar a situação e expor o caso à Universidade com maior peso.
Não custa nada tentar e, para além disso, se ninguém se manifestar tudo continuará exactamente na mesma!
terça-feira, 16 de outubro de 2007
Temporada de Caça aos Morcegos - Turma Z
Gostaria também de expressar o meu contentamento por constatar que foi colocado um link para o nosso blog na secção “Favoritos” do sítio da Turma Z, esperamos que isto possa constituir o início de uma troca de experiências sobre esta fascinante área que é a da Educação.
O semestre está acabando, e os morcegos estão todos se esbaldando ao ver que seus respectivos grupos de trabalho já fizeram toda a pesquisa, elaboraram os relatórios, discutiram as bibliografias, redigiram os artigos e montaram os trabalhos finais.
E eles, os morcegos, conseguiram sobreviver a mais um semestre sem mover uma palha, sem ler um texto, sem colaborar sequer com sua indispensável(?) presença, limitando-se apenas a botar pressão no grupo, mandando um email de vez em quando, com as desculpas de sempre…
Quem não conhece pelo menos meia dúzia de morcegos? Quem nunca carregou nas costas um (ou vários) desses sanguessugas?
Pois é… Eles existem, e estão se espalhando pelos corredores das escolas e universidades como nunca, afinal, com tantos exemplos de políticos e bandidos se dando bem apenas utilizando a velha arte do 171, a moda acaba se espalhando como uma praga.
Portanto convoco a todos vós… Estudantes assíduos e pontuais, a se insurgirem contra essa ameaça que nos ronda… Os Alunos-Morcego;Imbuído de um extremo sentimento de revolta, lanço agora a campanha:

segunda-feira, 15 de outubro de 2007
Os professores nunca têm razão!
Se é velho, está ultrapassado.
Se não tem carro, é um coitado;
Se tem carro, chora de barriga cheia.
Se fala em voz alta, grita;
Se fala em tom normal, ninguém o ouve.
Se nunca falta às aulas, é parvo;
Se falta, é um "turista".
Se conversa com outros professores, está a dizer mal do Sistema;
Se não conversa, é um desligado.
Se dá a matéria toda, não tem dó dos alunos;
Se não dá , não prepara os alunos.
Se brinca com a turma, é palhaço;
Se não brinca, é um chato.
Se chama a atenção, é um autoritário;
Se não chama, não se sabe impor.
Se o teste é longo, não dá tempo nenhum;
Se o teste é curto, tira a oportunidade aos alunos bons.
Se escreve muito, não explica;
Se explica muito, o caderno não tem nada.
Se fala correctamente, ninguém entende patavina;
Se usa a linguagem do aluno, não tem vocabulário.
Se o aluno reprova, é perseguição;
Se o aluno passa, o professor facilitou.
É verdade, os professores nunca têm razão... Mas se conseguiu ler tudo até aqui, agradeça-lhes a eles.
Aviso
A docente da Unidade Curricular de Educação Patrimonial, Guida Mendes, enviou-nos um e-mail a dizer que não teremos aula da referida disciplina nos próximos dias 16 e 18 de Outubro, ou seja, na próxima terça e quinta-feira. Como tal, as aulas serão retomadas no dia 23 de Outubro.
segunda-feira, 24 de setembro de 2007
domingo, 16 de setembro de 2007
Inicio do ano lectivo 2007/2008
Fiquem Bem e continuação de um Bom Fim-de-semana!! *
segunda-feira, 30 de julho de 2007
Oferta de Emprego
sexta-feira, 27 de julho de 2007
Calendário Escolar 2007/2008
Para ampliar o documento basta carregar em "Download as PDF" no canto inferior esquerdo do mesmo.
Se eram da opinião que o Calendário Escolar do Ano Lectivo de 2006/2007 estava longe de ser o ideal, vejam o deste ano que se aproxima e tirem as suas próprias conclusões...
segunda-feira, 23 de julho de 2007
FÉRIAS...hum :)
quinta-feira, 19 de julho de 2007
quinta-feira, 12 de julho de 2007
Notas Finais de Psicopatologia Infantil e Juvenil
segunda-feira, 9 de julho de 2007
Resultado das Votações

sexta-feira, 6 de julho de 2007
Notas de Economia da Educação
Apesar de já ter avisado uma grande maioria da turma, deixo aqui o registo de que a nota do Exame de Época Normal da unidade curricular de Economia da Educação já está diponível na Internet, mais propriamente na página pessoal do docente da disciplina.
Para aceder às notas da disciplina é necessário possuir o nome de utilizador e palavra-passe, que foi fornecida pelo docente ao longo das aulas. No entanto e uma vez que algumas pessoas não possuem estas informações, podem consultá-la no email de turma.
Boas férias para quem já terminou os exames e bons estudos para quem ainda tem exames para fazer!
segunda-feira, 25 de junho de 2007
terça-feira, 19 de junho de 2007
Algumas informações...
Primeiramente queria expressar o meu contentamento relativamente à receptividade manifestada da parte de todos em relação ao jantar que se irá realizar na sexta-feira e ao facto da grande maioria dos elementos da turma já ter confirmado a sua presença. Agora as únicas confirmações de que estamos à espera são da parte dos docentes, muito embora já três estejam confirmados.
Em relação às notas, não sei se já todos têm conhecimento, mas as notas de Correntes Contemporâneas da Pedagogia já estão afixadas, portanto, podem consultá-las no DCE.
Quanto a Psicopatologia Infantil e Juvenil, ainda não está disponível a nota final da disciplina, uma vez que a docente ainda não concluiu a correcção dos dossiers, no entanto, a mesma já enviou para o nosso e-mail a nota das frequências, para ficarmos mais descansados, visto que as notas, no geral, foram boas.
Fiquem bem e até 6ªF!
domingo, 17 de junho de 2007
Jantar / Convívio
No próximo dia 22 de Junho de 2007 (sexta-feira) realizar-se-á um jantar-convívio entre os alunos de Ciências da Educação (2º ano) e os professores no Restaurante Premier (Funchal) às 21h (aproximadamente).
Agradecia que quem ainda não confirmou a sua presença que o faça, no máximo, até dia 20 de Junho (quarta-feira) para podermos fazer a reserva com alguma antecedência.
Uma vez que muita gente não conhece o restaurante estamos a combinar encontrar-nos às 20:30h na UMa para irmos todos juntos, no entanto, quem quiser seguir directamente para o restaurante está no seu pleno direito de o fazer! :-)
Relativamente ao programa que precede o jantar: aceitamos sugestões! :-)
quarta-feira, 13 de junho de 2007
Reunião de Turma
Agradecia que confirmassem até amanhã se podem ou não comparecer.
Obrigado pela atenção!
terça-feira, 12 de junho de 2007
Calendário dos Exames
Apenas quero informar-vos que o horário dos exames da época normal e de recurso já está disponível online no sítio da Universidade da Madeira.
segunda-feira, 11 de junho de 2007
Forum de Ciências da Educação
sexta-feira, 8 de junho de 2007
Boa sorte para os exames!
sexta-feira, 1 de junho de 2007
Aula de reposição Psicopatologia!!!
Apenas queria informar, que a Professora Glória Franco mandou um e-mail para o nosso mail de turma a perguntar se a aula de reposição para esclarecimento de dúvidas podia ser na segunda-feira (4 de junho) pelas 11h00 até às 13h00.
Bom estudo e Bom fim de Semana!
segunda-feira, 28 de maio de 2007
AVISO IMPORTANTE
No que concerne à entrega dos trabalhos de grupo (Dossier) esta poderá ser efectuada até o próximo fim-de-semana, no entanto, quem já estiver em condições de fazê-lo pode efectuar a entrega no Departamento de Psicologia e Estudos Humanísticos.
Resta-me desejar um bom estudo para Correntes Contemporâneas da Pedagogia! (Coragem colegas… lol)
quinta-feira, 24 de maio de 2007
Sétima Arte
AVISO
segunda-feira, 21 de maio de 2007
Expo-Sénior
domingo, 6 de maio de 2007
Comentário...
sábado, 5 de maio de 2007
sexta-feira, 20 de abril de 2007
Jantar de Turma
Depois publicaremos por cá algumas fotos do evento...
sábado, 14 de abril de 2007
Confirmação das visitas de estudo
A visita de estudo à Escola Básica da Ajuda já foi confirmada pela docente de Psicopatologia Infantil e Juvenil, assim sendo, vai realizar-se no próximo dia 18 de Abril (quarta-feira) às 14:30h.
A Visita de Estudo ao Centro de Reabilitação das Irmãs Hospitaleiras também já está confirmada e, tal como combinado, realizar-se-á no dia 23 de Abril às 9:30h.
Aproveitem os últimos dias de férias!
Até terça-feira!
Novo estatuto do aluno
http://www.min-edu.pt/np3/573.html
http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1290987
sexta-feira, 6 de abril de 2007
Inquéritos referentes ao 1º Semestre (2006/2007)
Assim sendo e uma vez que a opinião dos discentes reveste-se de uma grande importância para que o ensino seja melhorado de forma qualitativa, o Vosso contributo é importante, como tal, dediquem algum tempo ao preenchimento dos inquéritos, que são anónimos e confidenciais.
quarta-feira, 21 de março de 2007
Conferência sobre a Terceira Idade
No próximo dia 26 de Março de 2007, ou seja, na próxima segunda-feira, na sala 21 às 15:30h, vai realizar-se uma conferência sobre os projectos que se têm realizado na Região Autónoma da Madeira no que concerne à Terceira Idade.
Como tal, quem estiver interessado pode aparecer, uma vez que a entrada é livre e é sempre bom manter-se informado sobre as mais variadas populações alvo e sobre os projectos que se desenvolvem com as mesmas aqui na Madeira. Para além disto, as áreas de intervenção do nosso curso abrangem as mais variadas faixas etárias e a população idosa é, sem dúvida, uma delas.
Uma iniciativa a não perder, certamente!
Áreas de Intervenção e Contextos de Trabalho
Recentemente, encontrei um sítio na Internet que gostaria de partilhar convosco pois apresenta, de uma forma bastante pormenorizada, as áreas de intervenção de um licenciado em Ciências da Educação, bem como os possíveis contextos de estágio.
Assim sendo, existem quatro grandes áreas de intervenção profissional de um licenciado em Ciências da Educação, são elas a Educação e Intervenção no Sistema Escolar, Educação e Saúde, Educação e Justiça e Educação e Desenvolvimento Local.
Seguidamente são apresentadas algumas funções específicas de cada uma das áreas acima mencionadas:
Educação e Intervenção no Sistema Escolar:
Organização e Gestão de Centros de Formação e Associação de Escolas;
Orientação pedagógica em instituições educativas privadas e oficiais;
Funções docentes na formação de profissionais de educação;
Funções de formador na formação contínua de professores e educadores de infância;
Funções na área de apoio a projectos em desenvolvimento nos ensinos básico e secundário;
Funções na área da ocupação/orientação de tempos livres de crianças e jovens;
Inspecção em estruturas do Ministério da Educação;
Funções tecnico-pedagógicas nas estruturas do Ministério da Educação e Direcções Regionais e outros;
Promoção de actividades de interface entre as instituições e a comunidade, em projectos de investigação, formação, animação, educação ambiental, educação de adultos e outros;
Funções de Técnico Superior de Educação nas Instituições Sócio-Educativas;
Formação de Formadores;
Educação e Saúde:
Funções docentes na formação de profissionais de saúde;
Organização e desenvolvimento de projectos de educação para a saúde numa perspectiva de intervenção comunitária;
Promoção de redes de comunicação entre vários intervenientes profissionais e institucionais;
Funções de apoio sociopedagógico a jovens portadores de deficiência e suas famílias;
Formação de Formadores;
Promoção de actividades de interface entre as instituições e a comunidade, em projectos de investigação, formação, animação, educação para a saúde, educação de adultos e outros.
Educação e Justiça:
Funções de coordenador pedagógico nos estabelecimentos dos Institutos de Reinserção Social;
Educação de Adultos em contextos prisionais;
Formação de Formadores;
Promoção de redes de comunicação entre vários intervenientes profissionais e institucionais;
Promoção de actividades de interface entre as instituições e a comunidade, em projectos de investigação, formação, animação, integração social e outros;
Educação e Desenvolvimento Local:
Funções de Técnico Superior de Educação em Câmaras e Juntas de Freguesia;
Funções de mediador e assessor das autarquias e das escolas;
Funções de coordenador e gestor de projectos de intervenção comunitária e de desenvolvimento local em estruturas autárquicas e da Segurança Social;
Funções de animador social em Centros Sociais e Associações Culturais;
Promoção de actividades de interface entre as instituições e a comunidade, em projectos de investigação, formação, animação, educação para a saúde, educação ambiental, educação de adultos e outros;
Promoção de redes de comunicação entre vários intervenientes profissionais e institucionais;
Instituições ligadas à Educação/Formação:
Escolas do Ensino Básico e Secundário
Jardins de Infância, Creches e ATL’s
Estabelecimentos de Ensino Especial
Escolas Profissionais
Centros de Formação de Professores
Equipas de Apoio Educativo
Centros de Apoio Sócio-Educativo
Instituições Privadas de Solidariedade Social
Instituições ligadas à Educação e Saúde:
Institutos de Genética Médica
Departamentos de Educação para a Saúde de Institutos e Hospitais
Escolas de Enfermagem
Centros de Saúde
Instituições Autárquicas, de Intervenção Sócio-cultural e de Educação Ambiental:
Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia
Museus
Fundações
Bibliotecas
Ludotecas e Ecotecas
ATL’s
Associações Culturais
Organizações de Defesa do Património e do Ambiente
Instituições ligadas à Integração Social e Comunitária:
Associações de Luta Contra a Pobreza
Estabelecimentos de Reinserção Social
Estabelecimentos Prisionais
Instituições Privadas de Solidariedade Social
quinta-feira, 15 de março de 2007
Regras de derivação de funções
Como forma de apoio à unidade curricular de Economia da Educação deixo um sítio onde consta um formulário completo das regras de derivação de funções:
http://www.estig.ipbeja.pt/~cmmmp/matII-gest/FORMULARIO_MatII.pdf
Para derivar funções é só seguir estas regras e ter uma noção mínima das operações matemáticas básicas. Se alguém encontrar algum sítio com exercícios de derivação pode sempre publicar por cá, uma vez que não consegui encontrar nenhum em concreto. Se ninguém conseguir encontar e quiser alguns exercícios posso publicar por cá alguns exercícios com os respectivos resultados, fruto dos meus apontamentos de 12º ano de Matemática.
Vemo-nos amanhã na aula prática de Economia da Educação, preparados?
terça-feira, 13 de março de 2007
Primeiramente, quero dizer que fico contente que esta iniciativa de construir este blog tenha tido tanta aderência por parte da turma.
Para aqueles que ainda não se registaram como colaboradores do blog podem fazê-lo através do convite que enviei para o e-mail, uma vez que tomei a liberdade de enviar um convite a todos os elementos da turma. Para saberem se já estão, efectivamente, a fazer parte da lista de colaboradores do blog o Vosso nome deverá aparecer no canto superior direito do blog, tal como já acontece com alguns elementos da turma.
Se surgir alguma dúvida não hesitem em contactar-me!
segunda-feira, 12 de março de 2007
Gestão de Projectos
Para os que precisam de uma ajudinha no trabalho de grupo de Gestão têm aqui um site muito interessante:
http://www.rs4e.com/portal/Plano_Negocio
Espero que seja útil! :)
Cláudia Parreira
sábado, 10 de março de 2007
Economia da Educação
Os documentos referentes às aulas, tanto teóricas como práticas, da Unidade Curricular de Economia da Educação estão diponíveis no sítio do docente da mesma, que é o seguinte:
http://www.uma.pt/celsonunes/
No entanto, é possível aceder aos mesmos na Sebenta (Caixa nº 79).
Cláudia Nóbrega